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CENTRO DE REABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO E ASSISTENCIA AO ENCEFALOPATA – CORAE

CER II – REABILITAÇÃO FÍSICA

 

LUCIANA PEREIRA RIBEIRO

 

O que é autismo

 

O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um  transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, de comunicação, na interação e comportamento social da criança.

Não possui cura, porém pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para melhorar seu convívio social, participar de atividades acadêmicas da melhor forma possível.

Autista tem um mundo próprio, por isso não interage com as pessoas?

O Autista pode não dizer muito ou mesmo não prestar atenção, mas acredite: ele muitas vezes sabe o que está acontecendo a sua volta. O autista interfere nas habilidades de comunicação e socialização do indivíduo, o que pode leva-lo a apresentar dificuldades de verbalizar e expressar suas impressões, porem está ali, muitas vezes na mesma realidade que você, ouvindo e vendo o que você lhe diz. O mundo dele é diferente do seu, portanto a maneira de interpreta-lo e vivencia-lo também e diferente.

Sendo assim o tratamento das pessoas com TEA é realizado com uma equipe multidisciplinar, onde cada profissional irá trabalhar em uma área de desenvolvimento (cognitivas, funcionais).

Alguns métodos de intervenções são comprovados cientificamente a melhora do comportamento de  crianças com TEA, são eles:

  • Teacch
  • Pecs
  • ABA

Terapia ocupacional com TEA

A Terapia Ocupacional infantil irá trabalhar três áreas às quais são de extrema importância: AVDs (atividades da vida diária), atividades relacionadas a escola e o brincar. A criança aprende sobre o mundo, quando interage com ele, através das informações que chegam pelos sentidos. Essas interações se dão através do brincar, que é o principal recurso utilizado pelo Terapeuta ocupacional.

O objetivo global do TO com crianças com TEA é ajudar e melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com TEA possam chegar à independência.

Habilidades que a terapia ocupacional pode promover:

  • AVDs, tais como treino de ir ao banheiro, vestir, escovar os dentes, pentear os cabelos, calçar sapatos, se alimentar e outras atividades de preparação.
  • Habilidades motoras finas para realização de caligrafia, cortar com tesoura
  • Habilidades motoras utilizadas para andar de bicicleta, subir e descer escadas, etc.
  • Percepção de cores, formas e tamanhos.
  • Consciência corporal e sua relação com os outros
  • Habilidades visuais para leitura e escrita
  • Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais
  • Integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias.
  • Rotina diária

 

Ao trabalhar essas habilidades a criança com TEA pode ser capaz de:

  • Desenvolver relacionamentos com seus familiares e colegas de escola
  • Aprender a se concentrar em tarefas
  • Expressar sentimentos em formas mais adequadas
  • Envolver-se em jogos com pares
  • Se auto regular
  • Realizar as AVDs de forma independente
  • Aprendizagem
  • Autoconfiança
  • Manter uma rotina

 

As crianças com TEA do CERII estão sendo acompanhadas pela equipe multidisciplinar e algumas crianças são acompanhada juntamente pela TO e Psicologia onde é trabalhado a função do brincar, Avds e  rotina diária através de figuras relacionadas com o dia a dia de cada criança. E os familiares devem dar continuidade em casa para reforçar, pois crianças com TEA tem muita dificuldades quando são surpreendidos isso desestrutura todo seu comportamento.

“Nem todo ser humano é Autista, mas todo autista é ser Humano”

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