CENTRO DE REABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO E ASSISTENCIA AO ENCEFALOPATA – CORAE
CER II – REABILITAÇÃO FÍSICA
LUCIANA PEREIRA RIBEIRO
O que é autismo
O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, de comunicação, na interação e comportamento social da criança.
Não possui cura, porém pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para melhorar seu convívio social, participar de atividades acadêmicas da melhor forma possível.
Autista tem um mundo próprio, por isso não interage com as pessoas?
O Autista pode não dizer muito ou mesmo não prestar atenção, mas acredite: ele muitas vezes sabe o que está acontecendo a sua volta. O autista interfere nas habilidades de comunicação e socialização do indivíduo, o que pode leva-lo a apresentar dificuldades de verbalizar e expressar suas impressões, porem está ali, muitas vezes na mesma realidade que você, ouvindo e vendo o que você lhe diz. O mundo dele é diferente do seu, portanto a maneira de interpreta-lo e vivencia-lo também e diferente.
Sendo assim o tratamento das pessoas com TEA é realizado com uma equipe multidisciplinar, onde cada profissional irá trabalhar em uma área de desenvolvimento (cognitivas, funcionais).
Alguns métodos de intervenções são comprovados cientificamente a melhora do comportamento de crianças com TEA, são eles:
- Teacch
- Pecs
- ABA
Terapia ocupacional com TEA
A Terapia Ocupacional infantil irá trabalhar três áreas às quais são de extrema importância: AVDs (atividades da vida diária), atividades relacionadas a escola e o brincar. A criança aprende sobre o mundo, quando interage com ele, através das informações que chegam pelos sentidos. Essas interações se dão através do brincar, que é o principal recurso utilizado pelo Terapeuta ocupacional.
O objetivo global do TO com crianças com TEA é ajudar e melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com TEA possam chegar à independência.
Habilidades que a terapia ocupacional pode promover:
- AVDs, tais como treino de ir ao banheiro, vestir, escovar os dentes, pentear os cabelos, calçar sapatos, se alimentar e outras atividades de preparação.
- Habilidades motoras finas para realização de caligrafia, cortar com tesoura
- Habilidades motoras utilizadas para andar de bicicleta, subir e descer escadas, etc.
- Percepção de cores, formas e tamanhos.
- Consciência corporal e sua relação com os outros
- Habilidades visuais para leitura e escrita
- Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais
- Integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias.
- Rotina diária
Ao trabalhar essas habilidades a criança com TEA pode ser capaz de:
- Desenvolver relacionamentos com seus familiares e colegas de escola
- Aprender a se concentrar em tarefas
- Expressar sentimentos em formas mais adequadas
- Envolver-se em jogos com pares
- Se auto regular
- Realizar as AVDs de forma independente
- Aprendizagem
- Autoconfiança
- Manter uma rotina
As crianças com TEA do CERII estão sendo acompanhadas pela equipe multidisciplinar e algumas crianças são acompanhada juntamente pela TO e Psicologia onde é trabalhado a função do brincar, Avds e rotina diária através de figuras relacionadas com o dia a dia de cada criança. E os familiares devem dar continuidade em casa para reforçar, pois crianças com TEA tem muita dificuldades quando são surpreendidos isso desestrutura todo seu comportamento.
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